segunda-feira

Desafios


Viver em Castelo Novo tem os seus desafios. Nesta aldeia não existe uma mercearia, não existe um café a tempo inteiro, não há multibanco e não há posto dos CTT.  Há posto médico aberto uma vez por semana e não há escola.

 No entanto, Castelo Novo é uma aldeia histórica pertencente à associação "Aldeias Históricas de Portugal" e é a única (aldeia histórica) do concelho do Fundão. 

Castelo Novo tem apeadeiro CP, tem a A23 mesmo à porta assim como a estrada N18. Não está nesse aspecto isolada do Mundo, pelo contrário.

O clima é mais exigente: muito frio no Inverno e bastante quente no Verão.

Ah, Castelo Novo tem cerca de 392 habitantes (2016).

O nosso maior desafio aqui reside no facto de vivermos (eu, mulher e dois filhos) a cerca de 280 kms das nossas famílias que estão em Lisboa/Cascais. Dependemos de nós apenas, o que assusta um bocadinho quando se tem 2 filhos pequenos.


Ainda assim, aquilo que a Gardunha nos oferece é tão essencial, tão vital e... saudável, que continua a compensar viver aqui. E acaba por ser entusiasmante perceber que muito pode ser feito e que Castelo Novo merece. Não é fácil mas é possível.






2 comentários:

c disse...

Percebo perfeitamente!

Aqui na minha aldeia somos cerca de 60 habitantes, e 7 crianças (não está mau). Não há uma mercearia mas há um pequeno café na antiga escola primária da aldeia. Não está aberto todo o dia, mas pelo menos abre de manhã, à hora de almoço e jantar.
Por aqui passa o padeiro às quartas-feiras e sábados. O peixeiro passa à terça-feira, e a mercearia passa aos sábados. Todos com a sua carrinha. Vamos gerindo as nossas necessidades conforme a visita destes "serviços". Ah! E uma vez por mês temos a visita de uma cabeleireira que vem na sua carrinha para cortar, pintar e pentear o cabelo de quem mais precisa!

Estou a 500 km da família e os acessos felizmente não são maus, mas sempre com a sensação que estou longe de tudo e de todos.

É assim Trás-os-Montes e é assim o interior do nosso país.

Clau

Ciclideo disse...

Lambrei-me de ti quando escrevia este texto. Pena que os empregos sejam escassos ou precários, não é? O interior deste país é extraordinário!!

Inquietude

 Não sei ter a idade que tenho. Sou velho em muitas coisas, sou novo noutras tantas mas poucas vezes me encontro na minha idade. Quando vejo...