sábado

Inteligência Artificial e as Imagens

 Nos últimos tempos a minha criatividade está mais direcionada para a criação de imagens através da inteligência artificial. A ideia é bastante simples: escrever por palavras aquilo que queremos ver numa imagem. É um mundo com muita camadas de complexidade mas eu mantenho-me básico, aplicando apenas umas poucas coisas que aprendi nos entretantos. Permite-me "usar" rolos fotográficos que nunca experimentei, permite-me "usar" máquinas e lentes que nunca tive em mãos e permite-me até fazer imagens "ao estilo de". Eu sou e continuarei a ser um amante de fotografia analógica (o cheiro dos químicos da revelação e/ou impressão a preto e branco, por Deus) mas este é um caminho que me permite criar coisas que dificilmente faria. Embora ainda existam erros nas imagens geradas ( mãos deformadas, 3 limpa pára-brisas num carro, anatomias estranhas, etc) é possível criar imagens de um realismo impressionante. Tenho feito as minhas imagens com o Stable Diffusion XL - SDXL -  (aguardando para ver o que acontece com o SD3) em modo gratuito. Vejo e oiço maravilhas do Midjourney também. E com esta brincadeira, quando dou por mim tenho mais de 1600 imagens guardadas e isto porque eu sou bastante picuinhas a criar e obviamente depois a guardar. Vou transferir algumas destas imagens para madeira (cadernos, ímanes, crachás, decoração parede) e pedra. Já tenho aqui ideias para alguns livros de fotografia. A IA trouxe-me de volta à produção de coisas e coisinhas e isso tem sido importante para a minha sanidade mental. Deixo aqui umas imagens das que tenho feito :)





Sem comentários:

Joy Division - Love Will Tear Us Apart